A revista online emContraSenso foi idealizada a partir da necessidade de se criar um veículo que reunisse, em um só lugar, toda diversidade de matérias jornalísticas (de caráter analítico, crítico e reflexivo) que se encontram fragmentadas no espaço virtual. Nosso objetivo se pauta na construção de um ambiente de múltiplas vozes, que representam lugares sociais discriminados pela grande mídia, tendo em vista a problematização de questões inerentes ao interesse público. A ênfase na qualidade analítica e crítica dos artigos aqui publicados nos distancia das polarizações de cunho partidário, tão comuns nos atuais veículos como os grandes portais de notícia e blogs patrocinados.

A editoria Internacional disponibiliza análises de competentes articulistas estrangeiros e brasileiros em cobertura jornalística dos conflitos geopolíticos instaurados pelas grandes potências mundiais. São questões que problematizam a disputa de poder e o saqueamento das riquezas naturais de nações vulneráveis no âmbito econômico global, incluindo-se, nesse cenário, a instrumentalização da ciência pelo capitalismo de Estado e demais elementos que constituem o processo civilizatório erigido sobre as macroestruturas da lógica do capital.

A editoria de Política Nacional é conformada por artigos sobre os conflitos e contradições que se expressam de múltiplas formas em nosso meio político-econômico, decorrentes das estratégias capitalistas de aprofundamento da distância entre ricos e pobres, dominantes e dominados (pela agressão a direitos humanos e trabalhistas), Sul e Norte (pela multiplicação de preconceitos regionais), de agigantamento da destruição ambiental e de exacerbação da violência estatal.

A editoria Sociedade reúne uma série de análises críticas focando conflitos de ordem microestrutural, em face da afirmação cultural dos grupos étnicos oprimidos, da revolução feminina, da afirmação social da criança e do adolescente, entre outros. São processos que pautam as contradições conflituosas de cunho privado, cotidiano e social, que se expressam de múltiplas formas e vêm sendo agravadas pela expansão do racismo, do machismo, da xenofobia, da homofobia, do fundamentalismo religioso e da discriminação social.

Em síntese, com uma linha editorial comprometida com a problematização de questões diversas, a partir da repercussão de artigos e reportagens de real valor político, econômico e sociocultural, a revista online emContraSenso disponibiliza ao leitor um consistente conteúdo analítico-crítico de livre compartilhamento.

Equipe emContraSenso